Os bolinhos de arroz japoneses, conhecidos como onigiris, têm uma tradição de pelo menos mil anos no Japão. Diferente dos sushis, os onigiris são mais substanciosos, pesando cerca de 100 a 110 gramas. O arroz cozido representa 90% da receita, sendo essencial sua qualidade. Diversos recheios são aceitos, sendo o mais tradicional a umeboshi (conserva salgada de ameixa) e o furikake (condimento com ingredientes como algas e peixe seco).
Leia também:
Boteco à japonesa: conheça 10 izakayas imperdíveis
Os onigiris são muito populares no Japão, sendo encontrados em diversas lojas de conveniência, supermercados, izakayas e até mesmo nos trens. Além de sua praticidade, os onigiris também possuem um forte apelo afetivo, sendo parte de reuniões familiares. Nos últimos tempos, esses bolinhos de arroz têm conquistado o mundo, chegando a diversas cidades como Londres, Sydney, Paris e até ganhando prêmios em Orlando.
Onigiri pelo mundo
Sabores inovadores estão começando a surgir em São Paulo, refletindo a diversidade da maior comunidade japonesa fora do Japão. Restaurantes como o Santokki e Fôrno estão criando versões diferentes de onigiris, combinando ingredientes tradicionais japoneses com toques contemporâneos.
Onigiri grelhado do Santokki.
Foto: Rubens Kato
Além dos restaurantes, cafeterias como o Pato Rei e Pace também estão incluindo onigiris em seus menus, oferecendo versões inovadoras do tradicional bolinho de arroz japonês. O interesse pelo onigiri está crescendo, com novas combinações de sabores e apresentações surgindo na cidade.
Leia também:
Bares apostam no japonismo na taça
Diversos estabelecimentos em São Paulo, como o Standing Sushi Bar e Casa Aguiko, estão oferecendo opções criativas de onigiris, com combinações de ingredientes inusitadas e sabores variados. A popularidade dos onigiris na cidade está em alta, com novas versões e variações sendo exploradas por chefs e empreendedores.




